sábado, fevereiro 05, 2011

a ti...

Os amigos entram, acomodam-se, instalam-se e ficam a morar cá dentro no nosso coração. Fazem-nos rir, fazem-nos chorar. Riem-se e choram connosco. São sinceros. São francos e leais. Chamam-nos à razão. Os amigos partilham momentos. Desabafam. Partilham sentimentos. Estão perto mesmo quando não estão. Os amigos pedem desculpa... quando erram, quando magoam, ou quando simplesmente precisam de o fazer.
Não há maus amigos, apenas bons! Se são maus é porque não são amigos, mesmo que ainda nos tenham tomado por tontos e nos tenham feito acreditar que um dia o foram. Os maus podem até ter ousado entrar em nós, acomodado, instalado e até terem ficado a morar um tempo cá dentro. Podem até ter sido os reis da casa, ter envenenado e afastado os bons. Mas, no fim da história, basta fecharmos os olhos e sentir quem realmente ainda mora cá dentro... Os maus acabam por deixar a casa livre para quem verdadeiramente merece ficar!

Obrigado aos que são humildes e sabem pedir desculpa. Adeus aos que fogem!

Beijos e sejam felizes...

3 comentários:

Anónimo disse...

Decepção com algum pseudo-amigo?

João

Anónimo disse...

Sabe Gonçalo as decepções são nuvens negras. Quando vêm de quem menos esperamos, causam um enorme incómodo. Inquieta-nos então como daí para a frente é que devemos reagir com a pessoa que nos causou mal. E entenda esse «mal» ou como uma acção ou como uma omissão (sabe, Gonçalo, por vezes, não fazer nada quando havia o dever de fazer algo, é brutal).

João

Anónimo disse...

Caro Gonçalo, Parabéns pelo seu blog, cheio de temas interessantes. =)
Este de hoje também assim o é. =)
Presumo que o tema de hoje se baseia numa experiência pessoal...
Quando aqueles que julgamos serem nossos amigos deixam de o ser instala-se uma mágoa dentro de nós, que se não fôr bem domada dá lugar à raiva e depois à decepção.
Quem já não passou por isto?!...
Pessoalmente, já me decepcionei com quem menos esperava, e já perdoei a alguns pseudo-amigos. Encontrei no perdão um modo de libertação da mágoa, da raiva e da decepção. E não é fácil perdoar não, especialmente quando temos consciência que o erro não foi nosso!... =) Mas Cristo também perdoou. =) Não foi assim? Porque razão não haveríamos nós de ter capacidade de perdoar a quem nos fez ou faz mal?!...
Hoje, mais selecto, já não tenho muitos amigos, mas aqueles que tenho são AMIGOS (com direito a letras maiúsculas).

Quanto à Humildade não é para qualquer um, caro Gonçalo. Nos tempos hodiernos, ser Humilde é vergonhoso, fica mal aos olhos dos outros, porque, actualmente, o que importa é o que os outros pensam sobre nós. É esta a triste realidade em que vivemos. Não admira que estejamos perante uma crise de valores. Há muito tempo que vivenciamos uma profunda crise de valores.

A Humildade e o Perdão é só para almas grandes, almas nobres. Entenda por «almas nobres» pessoas bem formadas na educação que receberam em casa. Pessoas de princípios e com princípios.
Nunca ouviu dizer que a verdadeira nobreza nasce no coração?...

Abraço em Cristo.


Humilis Ignotus